De fato a era digital e a globalização moldaram de forma definitiva a maneira que vemos o mundo, como nos relacionamos e cuidamos de nós mesmos. Porém, ao mesmo tempo também somos inundados de informações e estímulos que nos tornam cada vez mais distraídos.
Por essa razão, algumas vertentes filosóficas começaram a surgir como resposta a essas problemáticas. Já que no final das contas o estresse e a ansiedade desenvolvem um papel fundamental na nossa qualidade de vida. Portanto, nesse artigo vamos falar sobre os pontos mais importantes da atenção plena.
Meditar todos os dias
A meditação é uma fantástica maneira de praticar a atenção plena já que ela faz com que você escute aos seus pensamentos conscientemente. Portanto a partir daí você poderá ter um controle orgânico da sua forma de pensar. Você poderia fazer uma balança para medir quantos pensamentos saudáveis você tem?
Em outras palavras, sentar e prestar atenção apenas no seu pensamento será a melhor forma de perceber como você avalia a você mesmo. Pode até parecer ficção científica, mas praticar a autoanálise pode ter um papel determinante na sua vida ao ponto de serem perceptíveis as mudanças positivas no seu corpo, humor e na sua qualidade de vida em geral.
Tomar banho, escovar os dentes e dormir
Não é necessário que seja nessa ordem, muito menos que um seja seguido do outro, mas essas práticas te permitiram entender que a pessoa mais importante do mundo é você mesmo. Ou seja, o cuidado principal deveria ser em primeiro lugar com a sua saúde física, porque a partir dela será ainda mais fácil usar o seu filtro de pensamentos negativos.
Desse modo, outra importante maneira de praticara a atenção plena é praticá-la em todas as tarefas do dia a dia. Assim sendo, quando você estiver escovando os dentes mais tarde diante do espelho, lembre-se de observar os pontos positivos sobre você.
Ler e conversar sobre o que você estiver lendo
Ler além de ser uma atividade educativa e prazerosa, também pode servir para educar a sua mente para a atenção plena. Dessa maneira, obrigamos o nosso cérebro a estar nesse período, totalmente concentrados. Já que o exercício da leitura exige uma concentração constante.
Em resumo, além de obrigar a sua atenção a estar destinada a uma função você permitirá com que seu cérebro se acostume a esse novo estilo de vida. De fato, as novas rotinas não são muito fáceis de serem compreendidas e assimiladas. Contudo, com disciplina e determinação até os hábitos mais difíceis de formarão parte de sua rotina.
Comer com atenção plena
Outro exercício que pode parecer para algumas pessoas uma tarefa difícil, é a de comer em silêncio. O homem por natureza, um dos animais mais sociáveis do planeta e isso reflete na hora de comer. Mas até que ponto isso é saudável? Portanto, comer deveria ser um momento importante na rotina da nossa vida e pode ser um excelente momento para praticar a atenção plena.
Nesse sentido, para comer deveríamos estar em um ambiente propício e agradável para isso. Logo, poderemos apreciar e gozar da comida que temos com um espírito de gratidão. Ou seja, essa é a hora que deveríamos nos afastar das redes sociais e de qualquer influência eletrônica. Dessa maneira estaremos em um momento perfeito que nos fará sentir bem e que será decisivo na hora de praticar a atenção plena, consciente e feliz.