Você já parou para pensar que aquele cansaço repentino poder consequência de uma alimentação pobre em vitaminas e sais minerais? De fato aquele ditado que diz que nós somos o que comemos tem todo sentido quando adaptamos a nossa dieta ao nosso estilo de vida.
Portanto, a água, uma boa noite de descanso e atividade física regular consistem em elementos fundamentais de uma vida saudável acompanhados de uma dieta balanceada. Assim sendo, os sais minerais e as vitaminas são uma das composições que não podem faltar nos nossos pratos. Desse modo, nesse artigo você encontrará as informações necessárias para começar a repensar nos produtos que você está consumindo.
O perigo das bebidas açucaradas
A organização mundial de saúde reconhece o problema e adverte que o alto consumo de bebidas e alimentos ricos em açucares adicionados reduzem a qualidade nutritiva da dieta. Em outras palavras, esses tipos de alimentos aportam uma grande quantidade de energia mas ainda carente de nutrientes.
Por essa razão doenças relacionadas com a obesidade, como a hipertensão e doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade. Nesse mesmo sentido as pesquisas apontam que a carência de vitamina D e a falta de ferro são mais frequentes em pessoas obesas. Dessa forma, a OMS recomenda que os açucares adicionados não devem representar mais de 10% das calorias totais que consumimos por dia.
Qual a quantidade de vitaminas e minerais necessários?
Então, depois de entender que uma dieta balanceada consiste no segredo de uma vida saudável, chegou a hora de descobrir a quantidade necessária desses elementos em cada alimento. Portanto, existem uns valores de referência de consumo diário que se obtém através de uma dieta equilibrada e balanceada.
Embora, muitos nutricionistas afirmam que se em algum dia não atingimos a quantidade recomendada em um dia, não é necessário se preocupar. Ou seja, o que realmente é valorado consiste na média de consumo. Em outras palavras, em um dia poderemos consumir 700 mg de cálcio e outro dia uma maior quantidade, assim que a média será a recomendada para rum adulto saudável.
Alimentos ricos em nutrientes
Talvez organizar uma dieta e mudar os nossos hábitos alimentares seja uma tarefa fácil de alcançar, ainda mais com a grande oferta de produtos. Porém para que uma dieta seja realmente impactante na sua vida é importante escolher os produtos e alimentos corretos.
Nesse sentido, as verduras e frutas aportam potássio, magnésio, vitamina A, ácido fólico. Já os legumes, ferro, potássio e cálcio. Logo os frutos secos também são uma importante fonte de magnésio, cálcio e fósforo. Em suma, todos estes alimentos e muitos outros podem ser incorporados em uma dieta de acordo com a necessidade de cada um.
Cuidado na hora de preparar e cozinhar
De acordo com os especialistas, as vitaminas lipossolúveis como a: A, D, E e K necessitam de gordura para serem absorvidas. “Assim por exemplo, um refogado favorece a absorção dos betacarotenos da vitamina A”.
Ainda assim, muitas vitaminas são termicamente instáveis e seu conteúdo diminui com o tempo de manipulação. Neste sentido incluímos a vitamina C, tiamina ou B1, riboflavina B2 e o ácido fólico, que podem ser completamente destruídas no processo de cocção doméstica.